O objetivo dos testes de função vestibular (TFV) é determinar a condição que se encontra a porção vestibular da orelha interna.
TIPOS
-REGISTRO DO NISTAGMO PENDULAR: Nesta prova o paciente deve acompanhar o movimento de um pêndulo com os olhos, sem mover a cabeça.
-ELETRONISTAGMOGRAFIA: é um exame diagnóstico usado para gravar os movimentos involuntários do olho causados por uma condição conhecida como nistagmo. Também pode ser usado para diagnosticar a causa de vertigem, tontura ou transtorno do equilíbrio.
-VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA: avaliação da audição e do equilíbrio corporal deve ser realizada por meio do exame otoneurológico. Este é composto por procedimentos semiológicos (audiometria, testes de discriminação vocal, imitanciometria e vestibulometria com electronistamografia, vecto-electronistagmografia ou nistagmografia computadorizada), que visam a confirmar a presença de lesão auditiva e/ou vestibular, localizando-as em nível periférico (labirinto e/ou VIII nervo crânio) ou central (núcleos, vias e inter-relações no sistema nervoso central), determinar o(s ) lado(s ) e estabelecer o prognóstico da afecção.